O programa

Quem somos

“Coletivo”, palavra originada do latim, collectivus, 'que agrupa'. Um adjetivo substantivo que embora no singular, indica pluralidade de seres. “Aprendiz”, aquele que aprende uma arte ou ofício. Que apenas se iniciou em alguma aprendizagem, mas com vivências e percepções que merecem ser ouvidas. “Coletivo Aprendiz”, grupo em contínua aprendizagem que potencializa jovens de forma integrada e os prepara para o trabalho. Uma via de duas mãos, a ponte para um novo início. Com a aprendizagem para o trabalho construímos confiança no futuro.

O Coletivo Aprendiz é o programa de aprendizagem articulado pelo CIEDS e uma rede de parceiros que inclui jovens, familiares, formadores, voluntários e empresas parceiras.

Toda a condução e implementação tem como base a Lei de Aprendizagem (10.097/2000). De modo que a metodologia adotada foi estruturada com base nos princípios que fundamentam a aprendizagem de jovens e adultos, estando centrada na construção do conhecimento, e na valorização dos saberes que os participantes aportam ao grupo.

Diferenciais

O programa possui uma trilha de aprendizagem que acontece de forma correlata às atividades desenvolvidas nas empresas parceiras. O modelo de aprendizagem está dimensionada em três principais aspectos: Aprendizagem produtiva, Aprendizagem coletiva e Aprendizagem que projeta para o futuro.

Para as juventudes, ser aprendiz em nosso coletivo proporciona uma formação profissional que oportuniza a geração de renda, a ampliação de repertórios, o networking, fortalece a autoconfiança e constrói perspectivas para o futuro.

Para as empresas, estar com nosso coletivo é mais que ter uma instituição formadora dos seus aprendizes, é receber uma assessoria ágil e qualificada para a implementação e execução do programa de aprendizagem.

A formação que construímos juntos tem por objetivo aliar teoria, prática e vivências socioculturais, enriquecendo o repertório dos envolvidos, ao mesmo tempo em que enriquece a pluralidade do ambiente de trabalho.

Para o CIEDS, cada pessoa possui os saberes e os potenciais para mudar suas vidas e comunidades. Há mais de vinte anos alcança resultados que mudaram a vida de milhares de pessoas, ao criar oportunidades para quem mais precisa. Isso tudo construindo redes de parceiros estratégicos comprometidos com um Brasil melhor para todos.

Nossas soluções

A partir de um percurso pedagógico estruturado com base nas metodologias ativas e no conceito de gamificação, nossos aprendizes desenvolvem conhecimentos e competências que os preparam para ingressarem na vida profissional com um forte senso de autonomia, responsabilidade cidadã e trabalho em equipe, além de uma formação técnica de excelência.

Ao longo do processo de aprendizagem profissional, os aprendizes percorrem trilhas formativas temáticas, experimentam desafios coletivos e individuais, constroem seus projetos de vida e são orientados por processos de mentoria que os apoiam na tomada de decisões mais conscientes em relação às suas escolhas profissionais e na realização de seus sonhos.

  • Gamificação do conhecimento: trilhas formativas e desafios.
  • Experiência coletiva: responsabilidade cidadã e sustentável.
  • Tecnologia e socialização: habilidades de comunicação e competências digitais.
  • Senso de liderança e trabalho em times: colaboração e relacionamento interpessoal.
  • Metodologias ativas: aprendizagem por projetos e resolução de problemas.
  • Projetos de vida: autoconhecimento, autonomia e autocuidado.

Cursos

Executam serviços de apoio nas áreas de Recursos Humanos, Administração, Finanças e Logística. Atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços. Tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Executam serviços de apoio nas áreas de Recursos Humanos, Administração, Finanças e Logística. Atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços. Tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Executam serviços de manutenção elétrica, mecânica, hidráulica, carpintaria e alvenaria, substituindo, trocando, limpando, reparando e instalando peças, componentes e equipamentos. Conservam vidros e fachadas, limpam recintos e acessórios e tratam de piscinas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Executam serviços de apoio nas áreas de Recursos Humanos, Administração, logística e finanças. Atendem fornecedores e clientes. Auxiliam no planejamento e na organização de eventos e competições esportivas, colaborando na busca de apoio e patrocínios, zela pelo controle das normas e regras.

Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar, preservando o estoque limpo e organizado. Empacotam ou desempacotam os produtos, realiza expedição materiais e produtos, examinando-os, providenciando os despachos dos mesmos e auxiliam no processo de logística.

Executam serviços de apoio nas áreas de Recursos Humanos, Administração, logística e finanças. Atendem fornecedores e clientes; fornecem e recebem informações sobre produtos e serviços. Tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atendimento aos clientes. Menores de 18 anos não frequentarão ambientes insalubres, inapropriados, não desempenharão atividades externas, periculosas e não farão atividades que envolvam valores.

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Atendem os clientes, servem alimentos e bebidas em restaurantes, bares, cafeterias, hotéis, hospitais, eventos etc. Manipulam alimentos e preparam sucos, drinks, e cafés. Realizam serviços de vinho e de café.

Vendem mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, auxiliando os clientes na escolha. Controlam entrada e saída de mercadorias. Promovem a venda de mercadorias, demonstrando seu funcionamento, oferecendo-as para degustação ou distribuindo amostras das mesmas. Informam sobre suas qualidades e vantagens de aquisição. Expõem mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicos de vendas, com etiquetas de preço. Abastecem pontos de venda, gôndolas e balcões e atendem clientes em lojas e mercados. Fazem inventário de mercadorias para reposição. Elaboram relatórios de vendas, de promoções, de demonstrações e de pesquisa de preços.