Dicas e notícias
Finanças pessoais para você aplicar no seu dia a dia

Finanças pessoais para você aplicar no seu dia a dia

16/06/2020

Para ajudar você a começar, vamos dar uma olhada em oito das coisas mais importantes para entender sobre seu dinheiro. 

Essas dicas financeiras para jovens foram criadas para ajudá-lo a viver sua melhor vida financeira.

1. Aprenda autocontrole

Se você teve sorte, seus pais lhe ensinaram essa habilidade quando você era criança. Caso contrário, lembre-se de que quanto mais cedo você aprender a arte de adiar a gratificação, mais cedo achará fácil manter suas finanças em ordem. Embora você possa facilmente comprar um item a crédito no minuto que desejar, é melhor esperar até que você realmente economize o dinheiro. Você realmente quer pagar juros em um par de jeans ou uma caixa de cereal? 

Se você tem o hábito de colocar todas as suas compras em cartões de crédito, independentemente de poder pagar sua conta integralmente no final do mês, você ainda pode pagar por esses itens em 10 anos.

  • Poupar para a aposentadoria é parte integrante de qualquer plano financeiro, independentemente da sua idade. 
  • Reservar um tempo para aprender algumas regras financeiras críticas pode ajudá-lo a construir um futuro financeiro saudável.
  • Aprender a preparar sua declaração anual de imposto pode economizar dinheiro.
  • Inicie um fundo de emergência e pague todo mês, mesmo que seja uma quantia pequena.

Se você deseja manter seus cartões de crédito pelo fator de conveniência ou pelas recompensas que eles oferecem, sempre pague seu saldo integral quando a fatura chegar, e não carregue mais cartões do que você pode controlar. Esta dica financeira é crucial para criar um futuro saudável para seu histórico de crédito.

2. Controle seu futuro financeiro

Se você não aprender a gerenciar seu próprio dinheiro, outras pessoas encontrarão maneiras de (não) administrá-lo para você.  Em vez de confiar em outras pessoas para obter conselhos, assuma o controle e leia alguns livros básicos sobre finanças pessoais. Depois que você estiver armado com o conhecimento de finanças pessoais, não deixe ninguém te pegar desprevenido - seja o administrador das suas finanças pessoais.

 3. Saiba para onde vai o seu dinheiro

Depois de ler alguns livros sobre finanças pessoais, você perceberá o quanto é importante garantir que suas despesas não excedam sua renda. A melhor maneira de fazer isso é através do orçamento.

Depois de ver como o java da manhã aumenta ao longo de um mês, você perceberá que fazer pequenas mudanças gerenciáveis ​​nas despesas diárias pode ter um impacto tão grande na sua situação financeira quanto receber um aumento.

Além disso, manter as despesas mensais recorrentes o mais baixo possível também economizará muito dinheiro ao longo do tempo. Se você não desperdiçar seu dinheiro em um celular elegante agora, poderá comprar inúmeros celulares em outras oportunidades.

 Entender como o dinheiro funciona é o primeiro passo para fazer seu dinheiro funcionar para você. 

4. Iniciar um fundo de emergência

Um dos mantras frequentemente repetidos das finanças pessoais é  “pague-se primeiro ". Não importa o quanto você deva em empréstimos para estudantes ou dívidas no cartão de crédito e não importa o quão baixo possa parecer seu salário, é aconselhável encontrar alguma quantia - qualquer quantia - de dinheiro em seu orçamento para economizar em um fundo de emergência todos os meses.

Ter dinheiro para economizar em emergências pode realmente mantê-lo longe de problemas financeiros e ajudá-lo a dormir melhor à noite. Além disso, se você adquirir o hábito de economizar dinheiro e tratá-lo como uma "despesa" mensal não negociável, em breve você terá mais do que apenas dinheiro de emergência economizado: você terá dinheiro para aposentadoria, férias e até dinheiro para um adiantamento em uma casa.

Não basta gastar esse dinheiro debaixo do colchão; coloque-o em uma conta poupança on-line de alto interesse, em um certificado de depósito ou em uma conta do mercado monetário. Caso contrário, a inflação corroerá o valor de suas economias.

5. Comece a economizar para a aposentadoria

Assim que você partiu para o jardim de infância com a esperança de seus pais de prepará-lo para o sucesso em um mundo que parecia não ter fim, você precisa se preparar com antecedência para sua aposentadoria . Devido à maneira como os juros compostos funcionam, quanto mais cedo você começar a economizar, menos capital será investido para acabar com o valor necessário para se aposentar e mais cedo poderá chamar de trabalhar uma "opção" em vez de uma necessidade."

Os planos de aposentadoria patrocinados pela empresa são uma ótima opção, porque você recebe dinheiro antes dos impostos, as empresas costumam corresponder a parte de sua contribuição, que é como dinheiro grátis, e os limites de contribuição tendem a ser altos (muito mais do que você pode contribuir para um plano individual de aposentadoria). 

6. Proteja sua saúde

Se a impossibilidade de cumprir os prêmios mensais do seguro de saúde parecer impossível, o que você fará se precisar ir à sala de emergência, onde uma única visita por uma lesão menor, como um osso quebrado, pode custar milhares de dólares? Se você não tiver seguro, não espere mais um dia para solicitar um seguro de saúde ; é mais fácil do que você pensa em um acidente de carro ou descer as escadas.

Você pode economizar dinheiro, obtendo cotações de diferentes provedores de seguros para encontrar as tarifas mais baixas. Além disso, ao tomar medidas diárias agora para manter-se saudável, como comer frutas e legumes, manter um peso saudável, se exercitar, não fumar, não consumir álcool em excesso e até mesmo dirigir defensivamente, você se agradecerá quando não estiver está pagando contas médicas exorbitantes.

7. Proteja sua riqueza

Se você deseja garantir que todo o seu dinheiro suado não desapareça, será necessário tomar medidas para protegê-lo. Se você alugar, obtenha o seguro do locatário para proteger o conteúdo de seu local de eventos como roubo ou incêndio. O seguro de renda por invalidez protege seu maior patrimônio - a capacidade de obter uma renda - fornecendo a você uma renda estável se você ficar incapaz de trabalhar por um longo período de tempo devido a uma doença ou lesão.

Se você quiser ajuda para gerenciar seu dinheiro , encontre um planejador financeiro apenas com taxas para fornecer conselhos imparciais que seja do seu interesse, em vez de um consultor financeiro com base em comissão, que ganha dinheiro quando você se inscreve nos investimentos que a empresa dele ou ela apoia.