Dicas e notícias
Dicas para você se cuidar nesse período de pandemia

Dicas para você se cuidar nesse período de pandemia

13/07/2020

Separamos 10 recomendações de especialistas em doenças infecciosas e funcionários da Organização Mundial da Saúde:

1. Lave as mãos! 

Não se esqueça de lavar entre os dedos e as unhas com água e sabão ou com um desinfetante para as mãos à base de álcool. Se você precisar girar uma maçaneta da porta, coloque um lenço de papel ou toalha de papel limpa entre a maçaneta e a mão. 

2. Desinfecte as superfícies

Nisso incluem mesas, tela de celular, teclados de computador, controles remotos de TV, maçanetas e balcões de cozinha. Esfregue-os com um pano ou toalha de papel umedecido com desinfetante à base de álcool. 

3.  Evite compartilhar alimentos e utensílios 

Se você, por exemplo, precisar tocar em uma colher que outra pessoa tenha feito uso, faça,mas não coloque a mão na boca e logo em seguida lave as mãos.

4. Não compartilhe uma toalha com ninguém da sua família que esteja doente

Escolha a sua e certifique-se de que ela seja lavada regularmente com água quente.Deixe as toalhas secas ao sol ou em um ciclo de secagem quente.

5. Não aperte as mãos, beije ou abrace as pessoas

Por mais difícil que pareça lembre-se que pensar no outro também é um ato de empatia e amor ao próximo, neste momento apenas solavancos de punho ou cotovelo. Ou sorria à distância de um braço. 

6. Não toque no seu rosto. 

A maioria das pessoas faz isso sem pensar várias vezes a cada hora. Mas os germes que você capta ao tocar em uma superfície contaminada podem começar a se reproduzir assim que entrarem em contato com áreas úmidas de nossos olhos, nariz e boca.

7. Evite multidões

Se você precisar sair para onde muitas pessoas estão presentes, sempre que possível, tente se manter distante, cerca de um metro (ou quintal). Alguém perto de você pode estar infectado e não apresentar sintomas. 

8. Use luvas enquanto estiver em público

Qualquer luva de algodão, lã ou lycra já atende.. Não toque na parte externa das luvas ao removê-las. E quando chegar em casa, lave as luvas em água quente (mas não seque as de lã com calor ou elas encolherão). Látex descartável ou outros tipos de luvas de plástico podem ser reutilizados várias vezes se você pulverizar o exterior com um desinfetante à base de álcool antes de tirá-las.

9. Não compartilhe papéis

Agora é a hora de usar documentos digitais. Se seus professores não solicitarem que você escreva em um computador, sugira-os para que possam fazer.

10. Pratique uma boa higiene

Se for tossir e espirrar use cotovelo e não as mãos. . Lembre-se de que você pode ser infectado e não apresentar sintomas. Isso significa que você pode infectar pessoas com alto risco de doenças graves, como um avô idoso ou um colega de classe com asma.