Dicas e notícias
Dicas para incentivar sua criatividade

Dicas para incentivar sua criatividade

16/06/2020

Você, por vezes, pode sentir que o lado imaginativo do seu cérebro saiu de férias. Mas esses seis passos certamente o revitalizarão e farão com que sua energia criativa flua novamente.

1. Você já é criativo. Acredita nisso!

O brilhante professor de invenção Bill Seidel iniciou suas aulas pedindo aos alunos que levantassem as mãos se fossem criativos. Depois, contava a eles sobre pesquisas que demonstravam que as pessoas que se julgavam criativas eram na verdade mensuradamente mais criativas do que aquelas que não eram. Depois, pedia novamente que levantassem as mãos se achassem que eram criativas e, se todas as mãos não se levantassem, ele explicaria a pesquisa uma segunda vez e depois pedia novamente uma demonstração de mãos. Ele continuaria repetindo esse processo até que todas as mãos na sala de aula subissem.

Acreditar que você é uma pessoa criativa realmente ajudará você a ser um. Então, se declare oficialmente criativo. O que, é claro, você é.

2. Medite

Pode parecer paradoxal, mas limpar a mente de todos os pensamentos, ou pelo menos fazer o seu melhor,  liberará seu lado subconsciente e sonhador, menos orientado para as tarefas. Os especialistas em meditação me disseram que a consistência importa mais do que o período de tempo, então tente começar com cinco minutos - ou até três minutos - por dia.

3. Ouça música

A música afeta o lado direito do cérebro mais do que o esquerdo. E embora a ideia de que a criatividade seja uma questão puramente cerebral correta tenha sido desmentida , ainda é verdade que a maioria de nós passa a maior parte do tempo concentrando-se nas habilidades verbais e organizacionais que residem no lado esquerdo do cérebro. É bom dar um tempo igual ao lado direito.

4. Dance

Como você está ouvindo música de qualquer maneira, é melhor se levantar e adicionar um pouco de movimento. Deixar seu corpo se mover por conta própria com a Motown, Mozart ou qualquer outra coisa que flutue, é uma ótima maneira de liberar energia criativa, para não mencionar os efeitos negativos de ficar sentado o dia inteiro. Dançar pelo escritório é definitivamente permitido, ou deveria ser.

5. Escreva

Escrever em um diário à mão e especialmente quando você escreve rapidamente e deixa fluir o que passa pela sua mente, é uma ótima maneira de passar para o seu eu mais introspectivo e criativo. É por isso que a grande guru da criatividade Julia Cameron diz a seus alunos que passem os primeiros 30 minutos do dia escrevendo três páginas do diário - à mão - não importa o quê. Tente. Funciona.

6. Tenha uma data de artista

Tenha um “encontro de artista” semanal. Faça algo divertido se retire um pouco da sua zona de conforto. Não precisa ser algo especificamente criativo, mas precisa ser agradável. Todos nós precisamos alimentar isso dentro de nós para darmos espaços para novos pensamentos e hobbies. 

7. Grave seus sonhos

Seus sonhos são uma grande fonte de inspiração criativa, rastrear e lembrá-los dará ao seu cérebro algo carnoso para mastigar. É provável que você pense em direções inesperadas. Os sonhos podem ser uma fonte valiosa de insight, idéias e intuição. Eles podem até inspirar novos produtos ou ajudá-lo a tomar melhores decisões. Portanto, mantenha um caderno ao lado da cama para poder lembrar e anotar o maior número de sonhos possível. Eles podem levar você à sua próxima ótima idéia.