Dicas e notícias
Conheça a aprendizagem baseada em fenômenos

Conheça a aprendizagem baseada em fenômenos

27/07/2020

A aprendizagem baseada em fenômenos, também conhecida como phenomenom based learning, começa com a observação compartilhada de fenômenos abrangentes e autênticos do mundo real na comunidade de aprendizagem. A observação não se limita a um único ponto de vista; os fenômenos são estudados holisticamente de diferentes pontos de vista, cruzando as fronteiras entre os sujeitos naturalmente e integrando diferentes assuntos e temas.

No ensino baseado em fenômenos, entender e estudar se iniciam fazendo perguntas ou apresentando problemas (por exemplo, por que um avião voa e permanece no ar?). Na melhor das hipóteses, a aprendizagem baseada em fenômenos é uma aprendizagem baseada em problemas, na qual os alunos constroem respostas juntas para perguntas ou problemas colocados em relação a um fenômeno que lhes interessa. Os problemas e as perguntas foram colocados pelos alunos juntos - são coisas nas quais os alunos estão realmente interessados.

A abordagem baseada no fenômeno é a aprendizagem ancorada, onde as perguntas e questões a serem aprendidas são naturalmente ancoradas nos fenômenos do mundo real, e as informações e habilidades a serem aprendidas podem ser aplicadas diretamente através das fronteiras entre os sujeitos e fora da sala de aula em situações em que as informações e habilidades são usadas (transferência natural).

No processo de aprendizagem, novas informações são sempre aplicadas ao fenômeno ou à solução de um problema, o que significa que as teorias e as informações têm um valor imediato de utilidade que já é evidente na situação de aprendizagem. Para absorver novas informações e aprendizado profundo, é muito importante que os alunos apliquem e usem as informações durante a situação de aprendizado. As informações aprendidas apenas no nível da leitura ou da teoria (como fórmulas físicas memorizadas e regras de cálculo sem contexto real ou problemas relacionados) geralmente permanecem detalhes superficiais e separados para os alunos, sem que eles obtenham uma compreensão abrangente das informações (e dos conhecimentos reais). mundo por trás dele) ou internalizando seu significado.

A abordagem baseada em fenômenos pode aumentar significativamente a autenticidade da aprendizagem. Nesse contexto, a autenticidade culmina com a autenticidade dos processos cognitivos do aluno (processos de pensamento) - em uma situação de aprendizado, os processos cognitivos do aprendiz correspondem aos processos cognitivos exigidos na situação real em que as informações / habilidades são usadas. Autenticidade é um requisito essencial para a transferência e aplicação prática de informações.