Dicas e notícias
A importância da oratória no seu dia-a-dia

A importância da oratória no seu dia-a-dia

22/04/2021

Há quem diga que falar bem é um dom e, de fato, existem pessoas que já têm uma habilidade maior nesse quesito. Algumas pessoas são mais desenvoltas, enquanto outras um tanto mais retraídas.

Mas essa história sobre dom é puro mito. Qualquer pessoa pode aprender a se expressar em público de maneira eloquente e inspiradora.

Como? Fazendo treino e uso constante de algumas técnicas de oratória.

O que é oratória?

Segundo o dicionário, oratória é a arte e prática de falar em público. Ou seja: é um conjunto de técnicas que auxiliam a composição e declamação de discursos envolventes.

A oratória também se enquadra como um dos segmentos de expressão da retórica, que é um campo da fala que emprega a linguagem para persuadir ou transmitir uma mensagem de forma convincente.

Esse tipo de linguagem geralmente é mais usado na literatura, publicidade e na arte, como pinturas e música.

A oratória, por sua vez, se refere à aplicação retórica nas apresentações, palestras e falas que querem transmitir uma mensagem, argumentar ou apenas distrair o público.

Qual é a função da oratória?

Basicamente, a oratória serve de suporte ou base para aqueles que desejam falar bem em público.

Sem o uso dela, conteúdos relevantes podem acabar se tornando monótonos, fazendo com que o ouvinte não se sinta estimulado.

Como posso ter uma boa oratória?

Um modo de desenvolver a oratória é a partir da leitura, assistência de palestras e por meio de cursos.

Todo esse conhecimento vai facilitar a aplicabilidade de diferentes estratégias que irão melhorar a sua capacidade de comunicação.

Treinar é a palavra-chave para se ter uma boa oratória. Através do treino, você conseguirá ter uma perspectiva prática da forma como está se expressando.

Se você é uma pessoa mais tímida ou sem experiência com palco, o treino pode ser feito diante de um espelho. Assim, você terá a visão do seu  futuro público e poderá perceber em quais aspectos o seu discurso pode melhorar.

Não tenha medo!

O medo é um mecanismo de proteção. Ele surge em nós quando estamos diante de situações que podem ser consideradas perigosas, quer sejam situações reais ou imaginárias.

A melhor forma de driblar esse medo é estando preparado. Um bom orador prepara a sua apresentação com antecedência.

Isso é muito eficiente porque elimina a ansiedade e contorna o medo que pode vir a surgir quando você encara um público para uma apresentação.

Lembre-se de não se cobrar demais. Concentre-se no seu conteúdo e use ferramentas que te darão suporte e preparo para a sua apresentação, como fichas onde você poderá fazer pequenas notas para se guiar durante a sua fala.

Que tal umas dicas?

Saber o que é oratória e se preparar para um bom discurso é muito eficiente, por isso, separamos algumas dicas para te ajudar ainda mais:

Esteja preparado(a)

Faça anotações e tenha o seu discurso estruturado para que você consiga transmitir a mensagem sem ruídos.

Ah... Não é para escrever um "textão" e ler. A ideia aqui é ter guias para orientar as suas falas de forma lógica.

Use palavras-chave, figuras e o que for mais adequado para que você consiga manter uma linha de raciocínio e atrair a atenção da sua platéia.

Saiba qual linguagem usar

Tente conhecer o universo da sua audiência e crie a sua mensagem de acordo com ele.

Se você tem uma plateia mais técnica, vale usar termos técnicos sobre o assunto o qual você está falando. Mas, se as pessoas são leigas no assunto, adapte a sua mensagem para uma linguagem que eles irão compreender.

Seja objetivo(a)

Expresse as suas ideias de forma objetiva e clara, afinal, o público é composto por pessoas diferentes e com níveis de conhecimento diferentes também, que precisam ser "cativadas".

Faça pausas

Dê um tempo sempre que possível. Se você estiver abordando um tópico polêmico, por exemplo, é importante que realize pausas breves.

Essas pequenas pausas servem para que o seu público assimile o conteúdo que você está falando.

Use uma narrativa

Quem não gosta de ouvir uma boa história? Usar uma narrativa envolvente é um bom aspecto da oratória. Use exemplos próprios ou de personalidades para inspirar a sua plateia.

Atente-se à entonação da sua voz

A mensagem do seu discurso é o elemento central da sua apresentação, mas para que ela chegue até o público de maneira coerente, seus movimentos enquanto fala, sua expressão facial e seu tom de voz, precisam estar alinhados para transmitir a mesma ideia.

Se não fizer dessa forma, sua plateia pode ter a impressão de que você não compreende o tema que está abordando.

Use a oratória tem todas as áreas

Não importa qual é a sua área de atuação. A oratória pode ser aplicada de diversas formas no seu cotidiano, quer seja na vida pessoal, como, principalmente, na profissional.

Recentemente fizemos uma live em nosso Facebook com a fonoaudióloga Ana Luísa Perrote, que também é professora de oratória no Clube da Fala.

Ana conversou com a gente sobre oratória e comunicação verbal e não-verbal. 

Quer conferir? Clique aqui.

Para saber mais algumas dicas sobre oratória, siga as suas redes: @ana.perrote e @clubedafala


Fonte:
Comunicação Coletivo Aprendiz