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5 habilidades digitais essências para o mercado de trabalho

5 habilidades digitais essências para o mercado de trabalho

20/07/2020

Na última década, empresas de todos os setores digitalizaram suas operações e processos. Mesmo agora, as empresas estão empregando inteligência artificial para otimizar fluxos de trabalho e cadeias de suprimentos.

1. Mídia social

De acordo com um estudo recente, existem 2,7 bilhões de usuários ativos de mídia social em todo o mundo. Destes, 2,5 bilhões são usuários ativos em dispositivos móveis. Esses números mostram um aumento de 30% nos usuários sociais móveis em apenas um ano, que deve aumentar ano a ano.

A capacidade de entender e utilizar as mídias sociais de maneira eficaz é uma habilidade essencial que todo profissional deve ter. O marketing de mídia social vai além da publicação de um tweet ou atualização do Facebook; trata-se de entender o relacionamento dinâmico entre marcas, influenciadores e consumidores. Simplificando, as empresas precisam entrar em contato com os clientes de maneira a direcionar o tráfego para seu site - ou produto - para uma possível conversão.

A mídia social permeou o tecido de nossa sociedade e se tornou a principal fonte de comunicação e fluxo de informações entre criadores e consumidores de conteúdo. Educadores que reconhecem a influência da mídia social devem entender os meandros de cada plataforma e sua influência potencial para maximizar o envolvimento da comunidade, a fim de fornecer aos graduados habilidades valiosas e aplicáveis.

2. Análise

Segundo a Forbes, apenas 22% dos profissionais de marketing afirmam que suas iniciativas de marketing orientadas a dados estão alcançando resultados significativos.

Peter Drucker, líder em educação gerencial e frequentemente descrito como o fundador da gestão moderna, tem o seguinte a dizer: "Se você não pode medir, não pode administrar."

A análise de dados permite essencialmente que os alunos tomem decisões educadas e orientadas por dados em suas funções. Os números definem se uma campanha foi bem-sucedida e por qual porcentagem. A chave da análise é saber quais dados coletar e medir para melhorar a próxima campanha. As empresas não querem desperdiçar dólares de marketing valiosos com base em tendências ou instintos. Trata-se de maximizar a eficácia de cada campanha e otimizar o retorno do investimento.

O Google Analytics normalmente anda de mãos dadas com o SEM. Essas duas habilidades complementares trabalham juntas para garantir que a empresa entenda o que os consumidores desejam e a melhor forma de atrair e reter sua atenção.

3. Marketing de Conteúdo

O conteúdo é apresentado de várias formas - postagens em blogs, vídeos, podcasts, infográficos e até atualizações de status de mídias sociais.

Os profissionais de marketing podem gastar seu tempo otimizando palavras-chave e campanhas publicitárias, mas o conteúdo ainda é essencial. Afinal, um site ou página de mídia social é guiado por seu conteúdo e sem ele, os clientes não têm como entender os benefícios de um produto ou serviço.

O conteúdo é crucial para promover o reconhecimento da marca e pode estabelecer marcas ou influenciadores como líderes de pensamento. Portanto, as novas contratações precisam entender a importância de criar não apenas conteúdo, mas conteúdo relevante para a pesquisa de palavras-chave e otimizá-las em uma estratégia.

4. Vídeo

No contexto digital, o vídeo evoluiu de apenas uma forma de entretenimento no YouTube para um importante driver de conteúdo de mídia social. O Snapchat agora é uma plataforma poderosa e influente, enquanto o Facebook agora usa vídeo nas histórias do Instagram.

Por que o vídeo se tornou tão popular nos últimos anos? Com os usuários de smartphones ficando mais jovens a cada dia, aplicativos de mídia social como Snapchat, Weibo, WeChat e Line estão se tornando as ferramentas de fato da comunicação por mensagens instantâneas. De fato, mais de 60% dos usuários de smartphones de 13 a 34 anos de idade nos EUA utilizam o celular para gravação de vídeo.

Vídeo como conteúdo é mais fácil de consumir do que uma postagem de blog típica. Também é mais divertido e atrai a geração do milênio. Ao combinar o poder emocional do vídeo social com o alcance e o alcance da publicidade digital, os mercados podem explorar um mercado crescente de consumidores engajados.

Atualmente, 8 em cada 10 empregos de nível médio são intensivos em termos digitais, com papéis crescendo 2,5 vezes em comparação com trabalhos não digitais. O principal das habilidades digitais é que elas podem ser usadas em qualquer cargo; não é apenas no domínio de comerciantes ou vendedores. Como formados, os candidatos a emprego e os profissionais devem aprender essas habilidades-chave para melhorar suas chances de serem contratados.

5. Estratégia e Planejamento

As empresas que incorporam o planejamento estratégico em sua agenda de marketing provavelmente terão resultados mensuráveis ​​a longo prazo. Em vez de planejar de forma ad-hoc, os profissionais de marketing digital precisam criar e implementar campanhas baseadas em análises e dados quantificáveis ​​de SEO.

Por exemplo, definir KPIs específicos e identificar métodos para medir cada indicador pode ajudar um profissional de marketing a permanecer responsável. Também é imperativo que eles analisem campanhas passadas e decidam qual métrica vale a pena medir.

Para colocar as coisas em perspectiva, a estratégia e o planejamento são uma lacuna de liderança nas organizações - segundo 58% dos profissionais nos EUA, 55% no Reino Unido e 42% na Irlanda. Ao fornecer habilidades em como planejar e executar uma estratégia digital, os graduados que buscam novas funções terão uma clara vantagem sobre seus pares com pouco ou nenhum conhecimento.